Retornar

Lançamento do Manual para Distinção dos Serviços de Emergência

A Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), em parceria com o IQG Health Services Accreditation, a maior acreditadora na área da saúde da América Latina e a segunda maior do mundo, têm como objetivo certificar os Serviços de Emergência brasileiros que realizam as melhores práticas assistenciais de acordo com padrões mundiais de qualidade e segurança.

Nos dias 25 a 28 de setembro de 2018, acontecerá em Fortaleza o VI Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência - ABRAMEDE 2018 (www.abramede2018.com.br),  onde teremos o relato de experiência do Complexo Hospitalar de Niterói - CHN, primeiro hospital brasileiro em processo de certificação para aquisição do Selo de Distinção do Serviço de Emergência.

Em cumprimento à nossa missão, será entregue mais um produto de qualidade aos associados da ABRAMEDE que, representada por seu Comitê de Qualidade, participa ativamente da construção e revisão do Manual para Distinção dos Serviços de Emergência .


Dr. Alex Sander, coordenador médico do Complexo Hospitalar de Niterói, RJ, relata os desafios e benefícios da distinção de qualidade do Serviço de Emergência em hospital com certificação internacional: “A aplicação do manual de normas e padrões de qualidade de certificação internacional a um Serviço de Emergência aberto de hospital quaternário possibilitou, a partir de visão crítica e focada, estabelecer e implementar melhorias adicionais e inovações ao cuidado dos pacientes assistidos. Todas as medidas convergiram para o aumento da segurança do paciente.

Outras serviços e setores do hospital também saíram beneficiados com esta experiência, pois os novos processos e fluxos permearam a instituição em sua totalidade. Portanto, foi uma experiência muito valorosa para o Serviço de Emergência, para o Complexo Hospitalar de Niterói e, sobretudo, para nossos pacientes, que vivenciam uma assistência à saúde mais segura, qualificada e humana.”

Participaram da visita ao CHN as avaliadoras do IQG Dra Elisabete Reis e Dra Patrícia de Oliveira Neto, esta última, presidente da ABRAMEDE-RJ