NOTÍCIAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO





 

Porto Alegre, 24 de março de 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO
 

No último dia 21 de março, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) foi eleita pela Associação Médica Brasileira (AMB) para ser a sociedade representativa da especialidade Medicina de Emergência. O processo foi conduzido de forma clara e democrática por essa casa, como de costume, pelo que, mais uma vez, a parabenizamos. A ABRAMEDE repudia de forma veemente as manifestações inverídicas veiculadas nas redes sociais pela concorrente nesse processo seletivo, numa atitude antiética e que em nada contribui para a boa prática da medicina.

Queremos agradecer as inúmeras pessoas envolvidas nessa luta, como também as demais Sociedades Médicas que nos apoiaram, em especial a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que muito nos honra pela parceria de longos anos. Essa parceria tornou possível a existência dos Programas de Residência Médica em Emergência Pediátrica (área de atuação) credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), hoje já em atividade em diversos centros formadores do país.

Cabe-nos esclarecer, nesse momento, o papel do Médico Emergencista no atendimento aos pacientes nas nossas emergências hospitalares, pronto-atendimentos e atendimento pré-hospitalar. Ele atua tratando e estabilizando o paciente no seu quadro inicial para em seguida acionar ou encaminhar ao Serviço ou especialista correspondente. Cabe a ele coordenar o atendimento multiprofissional inicial do paciente na Emergência, estabelecendo as prioridades das intervenções e exames a serem realizados, bem como encaminhar e solicitar avaliações aos especialistas. Ele não faz atendimento ambulatorial posterior nem assume pacientes internados, não existindo, portanto, conflito com as demais especialidades médicas.

Estamos cientes de que teremos muito trabalho pela frente para organizar e treinar, de maneira uniforme e efetiva, todos os médicos que hoje trabalham nessa área, além de definir e chancelar os programas de residência médica que a partir de agora se multiplicarão em todo o país. A ABRAMEDE reafirma seu compromisso em treinar um profissional que trabalhe em harmonia com os demais especialistas, melhorando o fluxo de atendimento, aumentando a qualidade e garantindo uma maior segurança para os pacientes em situação de patologia aguda. Desde já convocamos todos os especialistas e profissionais que mantém vínculo com a Emergência a participarem da construção deste novo momento, de uma emergência com dignidade para todos.
 

Dr. Luiz Alexandre Alegretti Borges
Presidente da ABRAMEDE


Fonte: ABRAMEDE
24 de março de 2017