NOTÍCIAS

ABRAMEDE-PI capacita profissionais de novas UPAs


O presidente da ABRAMEDE-PI, Dr. Nagele Lima, e o vice-presidente, Dr. Gerardo Vasconcelos Mesquita, estiveram presentes na inauguração da UPA de Oeiras-PI e, mais recentemente, na inauguração da UPA de São Raimundo Nonato-PI. Ministraram treinamentos e reforçaram a necessidade da educação médica continuada como ferramenta fundamental na melhoria da rede de urgência e emergência.

Durante a inauguração, o secretário de Saúde do Estado do Piauí, Dr. Francisco Costa, informou que ainda neste primeiro semestre de 2017 será implantada na UPA de São Raimundo Nonato, como também em Oeiras e outros hospitais que são porta de entrada, a Linha de Cuidado Infarto do Miocárdio. “No caso do paciente estar sob suspeita de infarto, será submetido, através da telemedicina, a um laudo de eletrocardiograma, ao exame da dosagem das enzimas cardíacas e, se confirmado o caso de ter indicação, podemos fazer aqui na UPA o trombolítico que provoca a desobstrução da artéria que está provocando o infarto. Assim, vamos salvar mais vidas através dessa associação da tecnologia com a estrutura aqui montada. É nesse modelo que vamos continuar trabalhando”, assegura Dr. Francisco Costa.

Dr. Nagele Lima afirma que os treinamentos para implantação da linha de cuidado do infarto do miocárdio já iniciaram e que esteve reunido na Secretaria Estadual de Saúde para discutir a implantação das linhas de cuidado do AVC e Trauma. "Tempo é músculo cardíaco e tempo é neurônio", afirma o presidente.

Dr. Nagele também comemora os resultados positivos do novo fluxo implantado na rede de saúde de Teresina. De acordo com Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), essa nova organização da rede de saúde da capital está fazendo com que a população tenha um atendimento mais justo e adequado às suas necessidades. “Estamos qualificando a assistência do HUT e priorizando os pacientes mais graves. Registramos uma queda de 27% no atendimento aos pacientes clínicos. Essa queda está fazendo com que o HUT possa salvar mais vidas”, explicou o diretor do HUT.



 


Fonte: ABRAMEDE-PI
26 de janeiro de 2017