NOTÍCIAS

Abramede MG realiza o Dia Mundial da SEPSE


O audio do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) ficou lotado no dia 13 de setembro, para o evento 'Somiti/Abramede MG para a segurança assistencial'. O encontro integrou as ações das entidades para o 'Dia Mundial da Sepse'.

Dentre os aspectos mais alarmantes citados no encontro está o desconhecimento da população e dos profissionais que atuam nas portas de entrada das unidades de saúde. "A sepse não é um problema apenas de pacientes já internados em hospitais e, na maioria dos casos, é de pessoas atendidas nos serviços de urgência e emergência. O tratamento adequado nas primeiras seis horas tem clara implicação no prognóstico e na sobrevida dos indivíduos", afirmou a idealizadora do evento, gestora de qualidade da Somiti e presidente da Abramede/MG, Maria Aparecida Braga.

Braga ressaltou que o 'Dia Mundia da Sepse' foi criado para alertar sobre o cenário da síndrome que mata uma pessoa a cada segundo no mundo, cerca de 15 a 17 milhões de casos registrados por ano, segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas). A iniciativa da Somiti e da Abramede MG foi gratuita e contou com a presença de estudantes, residentes, preceptores, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde preocupados com o crescimento da doença e com dúvidas sobre entendimento e aplicação das novas diretrizes.

Além da apresentação 'Novos conceitos de sepse', do intensivista Saulo Saturnino, que coordenou os trabalhos, houve palestra do geriatra Reginaldo Aparecido Valácio sobre protocolos colaborativos, seguida de fórum de discussão que abordou a atuação profissional frente aos estudos e a educação para a comunidade. Também participaram do debate: Achilles Barbosa, Allana dos Reis Corrêa, Anselmo Moura, Joseph Fabiano Santos, Leonardo Paixão e Rogério de Castro Pereira, representando hospitais das redes pública e particular do estado.
Para que a informação possa ser multiplicada, a Somiti e a Bramede MG divulgam o vídeo e a cartilha produzidos pelo Ilas para o público leigo. Vamos vencer esta doença! 

https://www.youtube.com/watch?v=DqNHYWoqoO0&feature=youtu.be

Fonte: Abramede MG
18 de outubro de 2016