NOTÍCIAS

ABRAMEDE MG marca presença no V CBMEDE


O V Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico, realizado, entre 20 e 23 de setembro, em Porto Alegre, reuniu mais de 2500 pessoas entre congressistas, conferencistas e convidados internacionais. A Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (ABRAMEDE MG) foi representada por sua presidente, Maria Aparecida Braga, e pelo vicepresidente, Marcus Vinícius Melo de Andrade, ambos membros da Sociedade Mineira de Terapia Intenviva (Somiti).

 

Diretoria ABRAMEDE MG: (da esquerda para direita) Fábio Atsuhiro Kimura, Daniel de Castro Azevedo, Maria Aparecida Braga, Marcus Vinícius Melo de Andrade ,Welfane Cordeiro Júnior e Rogério de Castro Pereira.


Braga considerou especial o evento, que foi o primeiro após o reconhecimento da especialidade de medicina de emergência e do credenciamento e expansão por parte da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), para medicina de emergência adulto e áreas de atuação em emergência pediátrica. “Durante o congresso houve oportunidade de atualização nos diversos temas relacionados e com profissionais de renome de diversas partes do Brasil e do mundo. O acolhimento dos profissionais gaúchos também possibilitou momentos de agradável convívio com novas amizades”, afirmou.

Os representantes da ABRAMEDE MG participaram ativamente da grade do Congresso, do encontro das regionais e da Assembleia Geral Ordinária, onde foram definidas as datas dos próximos encontros. Minas Gerais sediará o VII Congresso Brasileiro, em 2020, após o VI encontro em Fortaleza. “Esta referência foi nos concedida por todo esforço desempenhado pela ABRAMEDE MG, já na VI Jornada de Emergência de Minas Gerais em organização do I Congresso Mineiro de Medicina de Emergência, a ser realizado em Belo Horizonte, nos dias 25, 26 e 27 de maio.

Destaque também para o trabalho do professor Marcus Vinícius, frente à residência de emergência da Universidade Federal de Minas Gerais, cujo tema livre oral foi escolhido como melhor trabalho da área hospitalar, com o tema: ‘Avaliação de variáveis clínicolaboratoriais e de biomarcadores HMGB1 e IL6 em pacientes cirróticos com hemorragia digestiva alta’.

 

Dr. Luiz Fernando Varela, 1o-secretário da ABRAMEDE entrega o prêmio de
melhor trabalho da área hospitalar ao professor Dr. Marcus VInícius durante o V CBMEDE


Segundo o presidente da Abramede, Luiz Alexandre A. Borges, a medicina de emergência saiu fortalecia deste encontro, com a motivação e a confiança de que este é o caminho para garantir a devida valorização profissional e a segurança do paciente. “Tenho certeza de que estamos construindo um novo cenário para as emergências brasileiras, um novo momento para os profissionais que atuam nesta área e para todos os pacientes que dela necessitam”


Fonte: SOMITI
19 de outubro de 2016