Consegue imaginar o quadro clínico desse paciente? Cefaléia? Confusão? Algum déficit neurológico? Qual? Indicaria líquor? Por quê? E o tratamento? Qual seria? Não deixe de opinar, debater e discutir! Vamos lá pessoal!!!!
Comentários (32)
13/05/2010 às 02:27
#1Fernando Helio
Há sangue nos ventrículos. Esse paciente dve apresentar irritação meníngea. Indicaria o líquor, para confirmar o sangramento e tentar inferir sobre a causa do mesmo. Tratamento?!? Não sei, a depender da causa.
13/05/2010 às 09:17
#2José Luciano
Esse paciente possui uma área de hipodensidade periventricular que pode ser leucoariose ou até mesmo um processo de desmielinização crônica como na LEMP. Acho que este individuo pode ter desenvolvido uma quadro progressivo de demência.
13/05/2010 às 15:47
#3Lucas
Calcificação de plexo coróide
13/05/2010 às 17:33
#4pedro torecillas
Acho que estão apagadas as circunvolucões em região parietal direita
Pode ser uma área de isquemia recente que ainda não manifestou-se na tomo
13/05/2010 às 17:54
#5Otacilio Gomes
Calcificação de plexo coroide??
13/05/2010 às 18:44
#6Hedilberto
TC de crânio normal
13/05/2010 às 22:00
#7Aloysio Braga Landim
TC dentro dos limites da normalidade
13/05/2010 às 23:16
#8Danilo Quadros
Edema Cerebral em região parietal e frontal direita!
Percebe-se apagamento dos sulcos comparndo com o lado contra-lateral!
Concordo com pedro torecillas! podeser uma área de isquemia recente que ainda não se manifestou!
abraços,
14/05/2010 às 00:01
#9ubiratan pg
há um discreto aumento dos cornos temporais dos ventrículos laterais , será sangramento por rotura?mav? espasmo indico inicialmente um dopller trans craniano e se for chegado tambem peço angiodigital ..)
14/05/2010 às 01:13
#10Gustavo Vinicius Meirelles Tenfen
tomografia de cranio sem evidência de lesões de calota craniana (apesar de não ser janela óssa), apagamento de sulcos a direita (hipertensão intracraniana leve), ausência de desvio de linha média, sulcos normais a esquerda, ventriculos simétricos e de dimensões normais, clacificação do plexo coróide, sem sinais de sangramente ou massas evidentes.
O quadro pode tratar-se de lesão isquêmica recente, angina cerebral (NEJ 2006) em fase inicial entre tantos outros, podendo o paciente apresentar-se desde assintomático até quadro de hipertensão arterial acompanhada de sinais focais discretos que podem ser revertidos com a diminuição dos níveis pressóricos temporariamente no caso de uma angina cerebral, porém, podendo em função desta conduta agravar sobremaneira o prognóstico do mesmo. Seria necessário apresentação de mais cortes e do quadro clínico para que pudéssemos descrever com mais detalhes e discutir com mais detalhes o quadro
14/05/2010 às 08:56
#11maxwell
tc normal
14/05/2010 às 09:04
#12Chaudes
Penumbra isquêmica Região temporal D, região de artéria temporal média.
Possivel edema cerebral à direita. Calcificações em pineal e cornos posteriores de ventriculos laterais.
Causas possiveis do edema: trauma, AVC Isquemico fase imediata, encefalite.
Quadro clinico: Prefiria avaliar o paciente primeiro e prever as possiveis alterações a serem encontradas nos exames de imagem. Contudo, pode-se supor a possibilidade de cefaléia e deterioração de sensório.
Indicaria em caso de trauma, observação com TC seriada, em caso de deterioração do exame neurológico. Nos demais, indicaria punção lombar para analise de LCR. Hemograma, íons, glicemia, creatinina e ureia no mínimo.
O tratamento seria indicado conforme a história clinica versus os achados á examinação neurologica e eames complementares ( laboratoriais e de imagem).
14/05/2010 às 17:31
#14Vera Maria da Cruz
TC de cranio normal
15/05/2010 às 21:13
#15Dr. Felipe Marques da Costa
Concordo com os colegas que sugeriram o apagamento de sulcos a direita, com desvio de linha média ou comprometimento de ventrículos. Um processo isquêmico com poucas horas de ictus poderia perfeitamente justificar o achado. RM ou nova TC poderia dirimir tal dúvida.
Um quadro de paresia/plegia a esquerda poderia ser o achado em questão.
17/05/2010 às 23:17
#16Rodrigo Costa
Apagamentos do sulcos a direita, apenas. Pediria uma nova TC. Provavelmente o paciente estaria confuso.
18/05/2010 às 21:36
#17ISRAEL NETO
Concordo!
Sinais precoces de AVEi.
19/05/2010 às 10:28
#18ANTONIO FILHO
Concordo com a idéia de que há diminuição dos sulcos a direita. Porém este é o tipo de alteração que só procuraríamos bem sabendo o exame físico do doente. Acredito que de cada 10 médicos uns 4 diriam que estaria normal o exame.
Alguem concorda?
20/05/2010 às 20:21
#19Dr. Felipe Marques da Costa
O ponto alto da TC cranio na emergência é a simetria. Alterações assimétricas devem sempre chamar a nossa atenção.
03/08/2010 às 22:38
#20dr caucau
está tudo normal
22/12/2010 às 11:57
#21Cavalcante Junior
o que consigo ver nessa imagem é um apagamento dos sulcos na região irrigada pela ACM, provavelmente um AVC-I recente..
13/01/2011 às 15:19
#22Isac Sigmund
Edema,apagamento dos sulcos a direita, processo isquêmicos, hipodensidade periventricular e uns tantos que afirmam ser um TAC normal… Parabéns doutores do fracasso, o melhor a fazer os seus pacientes é jamais adoecerem…
23/02/2011 às 14:52
#23Mirian Theresinha
Solicito esclarecimento sôbre: TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE CRÂNIO
Aspectos observados: Ventrículos laterais tópicos. III ventrículo mediano.
Alargamento dos sulcos corticais e fissuras cerebrais.
Formações puntiformes espontaneamente hiperatenuantes em ambos hemisférios cerebrais.
Calcificações fisiólogicas.
Obs:- Dois exames anteriores(no espaço de 2 anos) mostraram, evidência de diminuição de encéfalo, porém nêsse( cujo laudo está expôsto acima) não aparece essa descrição.
Os senhores poderiam explicar esse laudo? O neurologista que cuida dessa paciente está em férias, e eu, como filha, gostaria de informações.
Grata, pela atenção,
mirian
07/03/2011 às 02:32
#24Drª Mariana de Souza Castro
Tomografia normal. Não há sangramento em ventriculos. Não há desvio de linha média. Sucos e giros normais. Não há sinais de fratura (não nessa imagem).
28/03/2011 às 13:04
#25frederico carvalho
tcc de avci recente. apagamento de sulcos em região fronto parietal d. tto conservador, pois atinge mais de 1/3 do territorio da a c media d. sem necessidade de liquor. repetir tcc em 48 horas, quando haverá delimitação da lesão. clinica: paresia ou plegia dimídio e, paresia central facial
19/04/2011 às 11:43
#26Isaac Newton
Opinião: calcificação da foice cerebral e do plexo coróide dos ventrículos laterais.
paciente apresenta média de densidade nas estruturas estudadas de 127 na escala de housnfield. Causada por hábitos alimentares durantes muitos anos (gorduras). O que se caracteriza normalidades para os biótipos nestas idades. Não é raro, porem benigno devido ás dimensões e localização da calcificação. Não há motivos para especulações e muito menos para preocupação com este tipo de paciente. Não ficará debilitado e nem morrerá por tais motivos. Estado clínico do paciente: provável enxaqueca intermitente.
Procure o seu médico neurologista.
Ah! Não basta apenas um corte de imagem sem contraste para tirar conclusões certas. Qual o histórico do paciente?
08/06/2011 às 12:41
#27Jose Carlos
Normal
07/09/2011 às 15:05
#28Tatiane
Só visualizo calcificação do plexo coroide e da glândula pineal.
07/12/2011 às 23:36
#29Luciano
Ressonância de crânio com contraste. O quê é a ausência de desvio da linha média? Obrigado.
19/12/2011 às 13:25
#30Aline
Minha mãe tem 57 anos e está com um tremor na cabeça e as vezes perde o equilíbrio, e pirou de 2 anos para cá e na tomografia deu calcificações puntiforme na região frontal. O médico dela disse que ela comeu muita carne de porco quando era pequena. Não entendi a conclusão dele. Alguém poderia me ajudar?
05/09/2012 às 14:32
#31eliane
impressao diagnostica pequena area focal hipodensa alongada periferica na parte posterior do hemisferio cerebelar esquerdo de aspecto inespecifico necessaria estrita correlaçao clinica
13/09/2012 às 22:10
#32Celia Alves Paulino
Focos de calcificações na coroa esquerda radiata á esquerda e lobo parietal esquerdo.
Há sangue nos ventrículos. Esse paciente dve apresentar irritação meníngea. Indicaria o líquor, para confirmar o sangramento e tentar inferir sobre a causa do mesmo. Tratamento?!? Não sei, a depender da causa.
Esse paciente possui uma área de hipodensidade periventricular que pode ser leucoariose ou até mesmo um processo de desmielinização crônica como na LEMP. Acho que este individuo pode ter desenvolvido uma quadro progressivo de demência.
Calcificação de plexo coróide
Acho que estão apagadas as circunvolucões em região parietal direita
Pode ser uma área de isquemia recente que ainda não manifestou-se na tomo
Calcificação de plexo coroide??
TC de crânio normal
TC dentro dos limites da normalidade
Edema Cerebral em região parietal e frontal direita!
Percebe-se apagamento dos sulcos comparndo com o lado contra-lateral!
Concordo com pedro torecillas! podeser uma área de isquemia recente que ainda não se manifestou!
abraços,
há um discreto aumento dos cornos temporais dos ventrículos laterais , será sangramento por rotura?mav? espasmo indico inicialmente um dopller trans craniano e se for chegado tambem peço angiodigital ..)
tomografia de cranio sem evidência de lesões de calota craniana (apesar de não ser janela óssa), apagamento de sulcos a direita (hipertensão intracraniana leve), ausência de desvio de linha média, sulcos normais a esquerda, ventriculos simétricos e de dimensões normais, clacificação do plexo coróide, sem sinais de sangramente ou massas evidentes.
O quadro pode tratar-se de lesão isquêmica recente, angina cerebral (NEJ 2006) em fase inicial entre tantos outros, podendo o paciente apresentar-se desde assintomático até quadro de hipertensão arterial acompanhada de sinais focais discretos que podem ser revertidos com a diminuição dos níveis pressóricos temporariamente no caso de uma angina cerebral, porém, podendo em função desta conduta agravar sobremaneira o prognóstico do mesmo. Seria necessário apresentação de mais cortes e do quadro clínico para que pudéssemos descrever com mais detalhes e discutir com mais detalhes o quadro
tc normal
Penumbra isquêmica Região temporal D, região de artéria temporal média.
Possivel edema cerebral à direita. Calcificações em pineal e cornos posteriores de ventriculos laterais.
Causas possiveis do edema: trauma, AVC Isquemico fase imediata, encefalite.
Quadro clinico: Prefiria avaliar o paciente primeiro e prever as possiveis alterações a serem encontradas nos exames de imagem. Contudo, pode-se supor a possibilidade de cefaléia e deterioração de sensório.
Indicaria em caso de trauma, observação com TC seriada, em caso de deterioração do exame neurológico. Nos demais, indicaria punção lombar para analise de LCR. Hemograma, íons, glicemia, creatinina e ureia no mínimo.
O tratamento seria indicado conforme a história clinica versus os achados á examinação neurologica e eames complementares ( laboratoriais e de imagem).
TC de cranio normal
Concordo com os colegas que sugeriram o apagamento de sulcos a direita, com desvio de linha média ou comprometimento de ventrículos. Um processo isquêmico com poucas horas de ictus poderia perfeitamente justificar o achado. RM ou nova TC poderia dirimir tal dúvida.
Um quadro de paresia/plegia a esquerda poderia ser o achado em questão.
Apagamentos do sulcos a direita, apenas. Pediria uma nova TC. Provavelmente o paciente estaria confuso.
Concordo!
Sinais precoces de AVEi.
Concordo com a idéia de que há diminuição dos sulcos a direita. Porém este é o tipo de alteração que só procuraríamos bem sabendo o exame físico do doente. Acredito que de cada 10 médicos uns 4 diriam que estaria normal o exame.
Alguem concorda?
O ponto alto da TC cranio na emergência é a simetria. Alterações assimétricas devem sempre chamar a nossa atenção.
está tudo normal
o que consigo ver nessa imagem é um apagamento dos sulcos na região irrigada pela ACM, provavelmente um AVC-I recente..
Edema,apagamento dos sulcos a direita, processo isquêmicos, hipodensidade periventricular e uns tantos que afirmam ser um TAC normal… Parabéns doutores do fracasso, o melhor a fazer os seus pacientes é jamais adoecerem…
Solicito esclarecimento sôbre: TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE CRÂNIO
Aspectos observados: Ventrículos laterais tópicos. III ventrículo mediano.
Alargamento dos sulcos corticais e fissuras cerebrais.
Formações puntiformes espontaneamente hiperatenuantes em ambos hemisférios cerebrais.
Calcificações fisiólogicas.
Obs:- Dois exames anteriores(no espaço de 2 anos) mostraram, evidência de diminuição de encéfalo, porém nêsse( cujo laudo está expôsto acima) não aparece essa descrição.
Os senhores poderiam explicar esse laudo? O neurologista que cuida dessa paciente está em férias, e eu, como filha, gostaria de informações.
Grata, pela atenção,
mirian
Tomografia normal. Não há sangramento em ventriculos. Não há desvio de linha média. Sucos e giros normais. Não há sinais de fratura (não nessa imagem).
tcc de avci recente. apagamento de sulcos em região fronto parietal d. tto conservador, pois atinge mais de 1/3 do territorio da a c media d. sem necessidade de liquor. repetir tcc em 48 horas, quando haverá delimitação da lesão. clinica: paresia ou plegia dimídio e, paresia central facial
Opinião: calcificação da foice cerebral e do plexo coróide dos ventrículos laterais.
paciente apresenta média de densidade nas estruturas estudadas de 127 na escala de housnfield. Causada por hábitos alimentares durantes muitos anos (gorduras). O que se caracteriza normalidades para os biótipos nestas idades. Não é raro, porem benigno devido ás dimensões e localização da calcificação. Não há motivos para especulações e muito menos para preocupação com este tipo de paciente. Não ficará debilitado e nem morrerá por tais motivos. Estado clínico do paciente: provável enxaqueca intermitente.
Procure o seu médico neurologista.
Ah! Não basta apenas um corte de imagem sem contraste para tirar conclusões certas. Qual o histórico do paciente?
Normal
Só visualizo calcificação do plexo coroide e da glândula pineal.
Ressonância de crânio com contraste. O quê é a ausência de desvio da linha média? Obrigado.
Minha mãe tem 57 anos e está com um tremor na cabeça e as vezes perde o equilíbrio, e pirou de 2 anos para cá e na tomografia deu calcificações puntiforme na região frontal. O médico dela disse que ela comeu muita carne de porco quando era pequena. Não entendi a conclusão dele. Alguém poderia me ajudar?
impressao diagnostica pequena area focal hipodensa alongada periferica na parte posterior do hemisferio cerebelar esquerdo de aspecto inespecifico necessaria estrita correlaçao clinica
Focos de calcificações na coroa esquerda radiata á esquerda e lobo parietal esquerdo.